Autoridades dominicanas adotam medidas contra depressão tropical

Santo Domingo, 25 ago (EFE) - As autoridades dominicanas adotaram uma série de medidas preventivas contra as chuvas que afetam o país provocadas por uma onda tropical que, nas últimas horas, se transformou em Gustav, a sétima depressão tropical do ano.

EFE |

Além disso, o Comitê de Operações de Emergências (COE) confirmou o alerta vermelho para as províncias Barahona, Pedernales e Independencia, no sudoeste, um amarelo para dez demarcações e um verde para outras sete.

O Governo da República Dominicana emitiu um alerta de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para a costa sul, de Santo Domingo a oeste até a fronteira com o Haiti.

Há também um aviso de tempestade para o sudoeste do Haiti, desde a fronteira sul com a República Dominicana até Porto Príncipe, a capital.

De acordo com o COE, o fenômeno se movimenta em direção a oés-noroeste entre 15 km/h e 24 km/h, pelo que se espera um aumento nas precipitações para as próximas horas.

As chuvas, segundo o organismo local, estarão acompanhadas de tempestades elétricas e rajadas de ventos, principalmente em direção às regiões nordeste, sudeste e sudoeste.

Nesse sentido, ordenou a evacuação imediata de pessoas na parte sul do país e principalmente nas províncias que se encontram sob alerta vermelho.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), a sétima depressão tropical da temporada de furacões na bacia atlântica se formou nas águas do Caribe central, perto do litoral sudeste do Haiti, e ameaça se transformar em tempestade.

A depressão apresenta atualmente ventos máximos sustentados de 55 km/h, com rajadas mais fortes, e se espera seu fortalecimento, pelo que "poderia se transformar em um furacão antes de tocar solo", informou o NHC no boletim das 15h (em Brasília).

O centro de "Gustav" estava localizado a essa hora perto da latitude 15,8 graus norte e longitude 70,5 graus oeste, 365 quilômetros ao sul-sudeste de Porto Príncipe, no Haiti. EFE mf/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG