Autoridades do Missouri divulgam lista de desaparecidos após tornado

Relação com 232 nomes vai sendo modificada à medida que moradores conseguem fazer contato com parentes e autoridades

iG São Paulo |

Enquanto equipes de emergência intensificam buscas pelos desaparecidos depois do tornado que devastou a cidade de Joplin, no Estado americano do Missouri, autoridades do governo divulgaram nesta quinta-feira uma lista com mais de 230 pessoas que não foram mais encontradas.

A lista com 232 nomes, no entanto, vai sendo modificada à medida que moradores conseguem fazer contato com parentes ou autoridades.

Como aconteceu com Sally Adams, 75 anos, que perdeu seu celular e não conseguiu falar com sua família. Apesar de ter sido salva por vizinhos no domingo, ela foi dada como desaparecida por parentes e teve o nome na lista do governo.

O número de 125 mortos e 750 feridos faz do tornado do Missouri ser o mais mortal nos EUA em mais de 60 anos . Até esta semana, o mais mortal registrado pelo Serviço Nacional de Meteorologia era um tornado que deixou 116 mortos em Flint, Michigan, em 1953.

A subdiretora do departamento de Segurança Pública de Missouri, Andrea Spillars, afirmou que os oficiais sabem que alguns dos desaparecidos morreram, mas não especificou quantos. Além disso, Andrea afirmou que seu departamento publicou os nomes dos desaparecidos e pediu aos sobreviventes que consultem a lista para facilitar as tarefas de busca. Não se sabe, no entanto, quando serão divulgados os nomes dos 125 mortos, já que alguns dos corpos encontrados ainda não foram identificados.

O tornado, que causou um prejuízo de milhões de dólares, destruiu casas e edifícios do centro de Joplin, de 50 mil habitantes, incluindo um hospital que ficou praticamente em ruínas. Além disso, mais de 8 mil estruturas foram danificadas durante a passagem do tornado.

O Serviço Nacional de Meteorologia classificou o tornado na categoria EF-5, a mais alta de sua escala, com ventos de mais de 320 km/h.

Nos últimos dias, as autoridades de Kansas, Arkansas e Oklahoma também informaram sobre a morte de pelo menos 14 pessoas por causa de tornados e tempestades.

No próximo domingo, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajará a Joplin para supervisionar as tarefas de assistência e se reunir com as famílias das vítimas.

*Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: euatornadomissouri

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG