histórica - Mundo - iG" /

Autoridades do Canadá qualificam posse de Obama de histórica

Toronto (Canadá), 20 jan (EFE).- O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, deu os parabéns hoje ao novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pouco depois da posse do líder em Washington, e qualificou o dia de histórico.

EFE |

A governadora-geral do Canadá, Michaëlle Jean - que atua com chefe de Estado representando a rainha da Inglaterra -, afirmou: "uma nova página na história das civilizações foi escrita em frente a nossos olhos".

Jean tem origem haitiana e é negra como Obama.

"Em representação a todos os canadenses, quero oferecer minhas sinceras felicitações a Barack Obama enquanto assume o gabinete do presidente dos Estados Unidos e os melhores desejos a ele e à sua Administração quando começam seu novo período", disse Harper em comunicado.

Em Toronto, a cerimônia de posse de Obama foi acompanhada ao vivo por milhares de pessoas.

Todas as escolas públicas da cidade permitiram que a cerimônia fosse vista pelos estudantes através de telões de vídeo instalados nos ginásios.

"Também enviamos nossos mais calorosos desejos a nossos vizinhos americanos enquanto comemoram este dia histórico com seus amigos de todo o mundo", acrescentou Harper.

Obama escolheu o Canadá como destino de sua primeira viagem oficial fora dos Estados Unidos, retomando uma tradição quebrada pelo antecessor, George W. Bush, quando decidiu viajar primeiro ao México após sua posse.

"Estou encantado com que o presidente tenha aceitado nosso convite para fazer do Canadá o destino de sua primeira visita internacional. Os Estados Unidos continuam sendo o aliado mais importante do Canadá, o amigo mais próximo e o maior parceiro comercial", acrescentou Harper.

Embora ainda tenha sido anunciada a data da viagem, o ministro de Assuntos Exteriores canadense, Lawrence Cannon, afirmou hoje na televisão pública "CBC" que a visita será "em breve". EFE jcr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG