Autoridades dão alerta no vulcão Galeras, perante uma provável erupção

Bogotá, 24 abr (EFE).- O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) alertou hoje de uma provável erupção do vulcão Galeras no departamento de Nariño, sudoeste do país, ao aumentar de amarelo para laranja seu nível de atividade.

EFE |

"O Galeras mostra evidências que refletem que estão sendo geradas fases de realimentação do magma", o que indica que a atividade vulcânica "vai continuar", segundo um comunicado do Ingeominas.

Por seu lado, o Observatório Vulcanológico e Sismológico de Pasto (Nariño) informou que nas últimas horas foram registrados tremores de tipo "parafuso", que no Galeras costumam aparecer em períodos prévios às erupções.

Mas as autoridades destacaram que, por enquanto, se mantém uma "redução na sismicidade", relacionada com a dinâmica de fluidos e o registro de tremores de pouca energia, assim como uma "diminuição na emissão de gases" desde a cratera principal.

Os especialistas consideram que as mudanças sísmicas e a emissão de gases podem refletir que o vulcão se encontra em uma fase de esfriamento, cristalização e solidificação do material magmático, mas mesmo assim o nível de alerta foi aumentado.

Cerca de sete mil pessoas vivem na zona de risco do Galeras, que abrange alguns setores rurais de Pasto, capital do departamento de Nariño.

O Galeras, situado a cerca de 700 quilômetros de Bogotá e com uma altitude de 4.276 metros sobre o nível do mar, se reativou em 2004 e desde então registrou várias erupções, sem consequências graves. EFE agp/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG