Autoridades confirmam 1ª caso da gripe em Bogotá

Bogotá, 16 mai (EFE).- O primeiro caso de gripe suína em Bogotá foi confirmado hoje pelas autoridades de saúde em uma mulher que está bem de saúde e que se soma aos outros dez infectados com o vírus A (H1N1) registrados na Colômbia.

EFE |

O Ministério de Proteção Social colombiano indicou, em comunicado, que o novo caso de infecção pela gripe suína foi confirmado pelo Instituto Nacional de Saúde.

"Corresponde a uma pessoa de Bogotá, que tinha sido notificada como 'caso provável'. Com este, já são 11 os casos confirmados no país, sete deles relacionados a viagens ao exterior", segundo a nota.

A paciente infectada evolui satisfatoriamente e recebeu os cuidados correspondentes em casa, com recomendações de isolamento voluntário e medidas de biossegurança individuais e familiares.

Oito dos casos confirmados no país foram registrados na cidade de Yopal, um em Cali, em um homem que tinha visitado México, e outro em Zipaquirá, 40 quilômetros ao norte de Bogotá, o primeiro conhecido no país.

Durante as últimas três semanas foram recebidos 635 alertas, dos quais 164 são casos suspeitos, um provável e 459 foram descartados.

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados. EFE fer/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG