Autoridades colombianas apreendem 11,5 toneladas de explosivos das Farc

Bogotá, 12 nov (EFE).- Uma operação conjunta do Exército, Força Aérea e Marinha da Colômbia apreendeu 11,5 toneladas de explosivos e mais de 40.

EFE |

000 balas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 18 esconderijos, informaram hoje fontes militares.

A chamada Força de Tarefa Conjunta Ômega das Forças Militares descobriu a rede de apoio logístico de Gener García Molina, conhecido como "John 40" e chefe da frente 43 das Farc. A operação durou aproximadamente um mês e meio.

Os esconderijos foram localizados nas selvas da zona rural do município de La Macarena, no departamento (estado) de Meta. As informações vieram de alguns refugiados que serviam a "John 40".

Segundo um comunicado do Comando das Forças Militares, as tropas também acharam e apreenderam quase 13 toneladas de produtos para a fabricação de artefatos, 64 bombas, mais de mil detonadores e 3.550 metros de fios para ativação.

As tropas também destruíram de forma controlada cerca de 2.000 litros de precursores químicos utilizados no processo de refinamento de cocaína.

Segundo as fontes, "John 40", ferido em setembro passado num bombardeio a um de seus acampamentos nas selvas do departamento de Guaviare, no sul, distribuía produtos químicos entre os camponeses da região para obrigá-los a participar das colheitas ilegais. EFE rrm/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG