Autoridades chinesas se reúnem com dezenas de líderes internacionais

Pequim, 8 ago (EFE).- O presidente da China, Hu Jintao, e o primeiro-ministro do país, Wen Jiabao, se reuniram hoje com dezenas de chefes de Estado e de Governo que assistirão à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim ainda nesta sexta-feira.

EFE |

Hu se reuniu pela manhã (local) com os presidentes Shimon Peres (Israel), Hamid Karzai (Afeganistão), Traian Basescu (Romênia) e Stjepan Mesic (Croácia), antes de oferecer um banquete aos líderes que assistirão à cerimônia de abertura, prevista para as 20h08 locais de hoje (9h08 de Brasília).

Nesta quinta-feira, Hu já havia se reunido de forma bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes de Laos, Argélia, Cazaquistão, Belarus, Coréia do Norte, Vietnã, Sri Lanka, Sérvia, Montenegro e Timor-Leste.

O primeiro-ministro Wen, por sua vez, participou de encontros hoje com seu colega australiano, Kevin Rudd, e os chefes de Governo de Tailândia e Djibuti.

Nas reuniões, predominaram os agradecimentos aos líderes que assistirão à abertura dos Jogos de Pequim, assim como à ajuda que muitas dessas nações prestaram à China após o terremoto de Sichuan, ocorrido em 12 de maio último e que deixou cerca de 90 mil mortos.

Chefes de Estado, Governo e membros de famílias reais de cerca de 80 países acompanharão ao vivo, no Estádio Nacional de Pequim, a cerimônia de abertura dos Jogos, entre eles os presidentes George W.

Bush (EUA) e Nicolas Sarkozy (França), além dos premiês Vladimir Putin (Rússia) e Yasuo Fukuda (Japão). EFE abc/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG