Autoridades chinesas pregam educação patriótica aos monges tibetanos

As autoridades da região autônoma do Tibete manifestaram sua intenção de lançar uma campanha de educação patriótica dos monges tibetanos, após quase um mês de manifestações e violência nesse território e em regiões vizinhas.

AFP |

"É preciso reforçar a educação no patriotismo", declarou o chefe adjunto do Partido Comunista no Tibete Hao Peng, citado neste sábado pelo Diário do Tibete.

Hao Peng fez estas declarações na quinta-feira em Shigatse, diante dos responsáveis pelo monastério de Tashilunpo, que depende do Panchen Lama, número dois na hierarquia religiosa do budismo tibetano.

O alto funcionário chinês afirmou a seus interlocutores que é preciso "guiar os monges para que sigam alimentando a tradição do amor à religião e do amor ao país, e para que carreguem o estandarte do progresso patriótico".

"Vocês devem ser um exemplo entre os monastérios do budismo tibetano", disse Hao Peng, segundo o jornal oficial.

A autoridade considerou necessário se dirigir aos "jovens monges", "reforçar sua educação no sistema legal para que se tornem patriotas que amam a religião e monges que mantêm a disciplina e a lei".

Há quase um mês incidentes são registrados nas regiões tibetanas, desde as primeiras manifestações organizadas no dia 10 de março em Lhasa, capital do Tibete.

As manifestações desencadearam distúrbios em Lhasa no dia 14 de março, e vários confrontos ocorreram em seguida nas províncias vizinhas.

As autoridades afirmam que nesses distúrbios 18 civis e dois policiais morreram, mas os líderes tibetanos no exílio falam de entre 135 e 140 mortos entre os tibetanos, 1.000 feridos e vários presos.

Na quinta-feira novos confrontos eclodiram na província de Sichuan, no sudoeste do país, segundo a agência oficial Nova China.

A organização Free Tibet Campaign, com sede em Londres, assegura que oito tibetanos morreram na repressão aos protestos.

jg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG