Autoridades americanas prometem reconstruir locais atingidos por tornados

Washington, 12 jun (EFE).- O secretário de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Michael Chertoff, qualificou hoje de terrível tragédia a morte de quatro escoteiros vítimas de um tornado em Iowa, e prometeu trabalhar lado a lado com as autoridades locais para reconstruir as comunidades afetadas.

EFE |

Chertoff viajou hoje a Little Sioux, no de Iowa, para avaliar em primeira mão os danos causados pelas recentes inundações e tornados na zona oeste do estado.

O titular do Departamento de Segurança Nacional se reuniu com o governador de Iowa, Chet Culver, que descreveu a tragédia como um "golpe terrível".

Nos últimos dias, o estado de Iowa se viu atingido por intensas chuvas e inundações que obrigaram Culver a declarar situação de emergência em 54 dos 99 condados da região.

O tornado atingiu com tal força e velocidade o acampamento dos escoteiros que as crianças tiveram poucos minutos para sair do lugar. As quatro vítimas fatais tinham entre 13 e 14 anos e eram de Omaha, em Nebraska, e de Eagle Grove, em Iowa.

No acampamento havia 93 crianças de entre 13 e 18 anos além de 25 pessoas que tomavam conta delas no momento em que o tornado atingiu o local.

O tornado fazia parte de uma cadeia de tempestades que arrasou o leste dos estados de Kansas, Nebraska, Iowa e Minnesota, segundo as autoridades locais.

Em coletiva de imprensa, Chertoff afirmou que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA e a Guarda Nacional trabalham continuamente para evitar mais desastres por causa das inundações, e afirmou que o presidente George W. Bush recebe freqüentemente informação sobre a situação nos estados atingidos.

"Estamos preparados para responder" aos desastres naturais, afirmou o principal responsável de Segurança Nacional dos EUA.

"Quem me dera pudéssemos dizer que o temporal terminará, mas as informações meteorológicas indicam o contrário", disse Chertoff, lembrando que atualmente é temporada de tornados nos EUA.

Paralelamente à tragédia ocorrida no acampamento dos escoteiros, as autoridades de Des Moines evacuam os cidadãos na área de Birdland preocupados com aumento no nível de um rio.

No nordeste do Kansas, tornados causaram ontem à noite a morte de duas pessoas, além de danos em vários edifícios da universidade do estado e em várias casas da região. EFE cai/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG