Autoridade Palestina e Israel satisfeitos com nomeação de Mitchell

A Autoridade Palestina e Israel se mostraram satisfeitos nesta sexta-feira com a nomeação do ex-senador George Mitchell como emissário para o Oriente Médio, anunciada na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama.

AFP |

"Acolhemos favoravelmente esta nomeação. É uma pessoa com experiência no assunto israelense-palestino e a resolução de conflitos políticos", declarou à AFP o chefe dos negociadores palestinos, Ahmad Qureia, em Ramallah (Cisjordânia).

"Já trabalhamos com ele porque é autor do relatório Mitchell que pediu o fim da colonização israelense nos territórios palestinos e a retirada do exército das cidades da Cisjordânia. Ele foi objetivo em seu relatório", acrescentou.

Em Jerusalém, o porta-voz do ministério israelense das Relações Exteriores, Ygal Palmor, destacou por sua vez, "as boas relações de trabalho" de Israel com George Mitchell em 2001 e se mostrou convencido de que vão continuar bem.

Pelo mesmo motivo, anunciou que Israel acolhe favoravelmente a iniciativa do presidente Obama de se envolver ativamente nas negociações israelenses-palestinas.

Segundo ele, Israel não tem "nenhuma discordância" com a nova administração americana sobre a reabertura das passagens fronteiriças entre a Faixa de Gaza e o Egito, se ela for feita com observadores apropriados e a participação da Autoridade palestina e da comunidade internacional.

Obama nomeou quinta-feira Mitchell, de 75 anos, emissário para o Oriente Médio e anunciou que ele irá à região o mais rapidamente possível.

na-ezz-ms/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG