Autor de massacre da Noruega foi filmado antes de ataques

Imagem mostra extremista Anders Behring Breivik com uniforme policial e arma na mão seis minutos antes de explosão em Oslo

iG São Paulo |

Reprodução
Imagem do extremista norueguês Anders Behring Breivik é registrada por câmera de segurança
O norueguês de extrema direita que confessou ter deixado 77 mortos em um atentado duplo na Noruega em 22 de julho foi filmado pelas câmeras de segurança minutos antes de lançar os ataques. Anders Behring Breivik , de 32 anos, é visto com um uniforme policial com uma arma na mão enquanto se afasta a pé de um carro depois de colocar uma bomba perto da sede do governo em Oslo.

A polícia confirmou que uma foto que reproduz imagem da câmera, publicada no site ABC Nyheter, era autêntica. O carro-bomba deixou oito mortos . Depois, Breivik matou a tiros 69 pessoas em um acampamento juvenil na ilha de Utoya, a 40 km da capital norueguesa.

A foto de Breivik surgiu de câmeras de monitoramento da sede do governo seis minutos antes da explosão, de acordo com o ABC Nyheter. A informação é de que ninguém que estava no prédio soou um aviso de alerta.

O porta-voz do distrito policial de Oslo Roar Hansen disse à Associated Press que a imagem não foi divulgada pela polícia, mas fazia parte de um relatório confidencial da corporação submetido a advogados que dão assistência a parentes e sobreviventes dos ataques.

Apesar de ter reivindicado a autoria do crime, Breivik rejeita a responsabilidade penal pelo massacre, afirmando que ele era "necessário" para salvar a Noruega e a Europa dos muçulmanos e do multiculturalismo. Atualmente Breivik é mantido em uma solitária.

*Com BBC

    Leia tudo sobre: noruegaexplosãoosloutoyanoruega sob ataque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG