VIENA, Áustria - Esse pode ser um bom momento para um cartão amarelo. O fotógrafo nova-iorquino Spencer Tunick ganhou fama mundial ao fotografar multidões de pessoas sem roupa alguma. Agora ele planeja encher um estádio de futebol em Viena com 2008 torcedores nus, no início do torneio Euro 2008.

O sistema ferroviário da Áustria anunciou nesta quinta-feira que oferecerá transporte gratuito para os primeiros 2008 homens e mulheres que se inscreverem para o ato, que acontecerá no dia 11 de maio, chova ou faça sol.

Tunick quer fotografá-los no campo do Estádio Ernst Happel, one a final do campeonato será disputada. A Áustria e a Suíça sediam o campeonato deste ano, que acontece entre os dias 7 e 29 de junho.

"2008 pessoas nuas é o máximo", afirmou Katharina Murschetz Wien, representante do conhecido centro de exposições que organiza o evento.

Murschetz diz que ainda não sabe como Tunick irá dispor os participantes: "Ele informará isso minutos antes da instalação".

O artista do Brooklyn fez notícia ao posar pessoas nuas em geleiras, em frente às Nações Unidas, no centro de Amsterdã, em varandas de hotéis em Miami South Beach e outros 70 locais de Montreal a Melbourne.

Algumas vezes ele os coloca em posição fetal, outras deitados de costas no chão.

Seu recorde? Mais de 18000 pessoas na principal praça da Cidade do México.

"Nós definitivamente não iremos quebrar o recorde", disse Murschetz à televisão austríaca.

Os organizadores dizem que mais de 2000 pessoas se registraram até o começo de março. Segundo eles as imagens serão expostas na praça central de Viena, Karlsplatz, a partir do dia 23 de junho e cada participante receberá uma cópia.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.