Austrália tem novos incêndios florestais

MELBOURNE - Bombeiros contiveram na sexta-feira oito novos incêndios florestais no Estado de Victoria (sul do país), em um dia de extremo risco, três semanas após a morte de 210 pessoas pelo mesmo motivo. Cerca de 200 escolas ficaram fechadas e moradores de áreas próximas aos focos foram colocados em alerta. As autoridades temiam que o calor e o vento levassem a uma repetição da onda de incêndios do começo de fevereiro, a pior na história do país.

Reuters |

Porém, graças à presença de mais de 3 mil bombeiros na área ou de prontidão, as autoridades conseguiram conter oito novos focos, embora dezenas de incêndios continuem ativos no Estado.

Alguns moradores deixaram suas casas na madrugada de sexta-feira, quando uma espessa fumaça pairava sobre a localidade de Healesville, 65 quilômetros ao norte de Melbourne, a capital do Estado. Healesville estava no centro dos incêndios do último dia 7.

"Foi um começo de manhã esfumaçado - tivemos de fechar a casa para manter o cheiro da fumaça fora", disse o morador Mark Laurence, 46 anos, que neste mês já havia retirado a sua família de quatro pessoas da cidade. De acordo com ele, nas 12 horas anteriores muitos moradores haviam novamente deixado a cidade.

Mike Goode, porta-voz do Departamento de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Estado, disse que bombeiros adicionais, inclusive com reforços de outros Estados e da Nova Zelândia, ajudaram a evitar eventuais desastres na sexta-feira.

"Não é apenas o caso de ter gente nova ao redor para ajudar os que já estão trabalhando há muito tempo, mas é também que só a presença de bombeiros nos arredores já tranquiliza a comunidade", explicou Goode à rádio ABC.

As autoridades dizem que moradores próximos a incêndios precisam decidir logo se fogem ou se ficam para defender a propriedade. Elas alertam que, quando as chamas já estão visíveis, é tarde demais para fugir.

Muitas vítimas do começo deste mês morreram dentro de seus carros, tentando fugir do fogo. De acordo com Goode, as autoridades já enfrentaram mais de 3.500 incêndios em Victoria desde o dia 7.

Leia mais sobre incêndios na Austrália

    Leia tudo sobre: incendios na australia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG