Austrália: reconstrução terá proporção de 'pós-guerra'

Mortos em enchentes sobem para 15 em Brisbane e autoridades pedem que moradores esperem mais alguns dias para voltar para casa

iG São Paulo |

Autoridades australianas pediram que a população de Brisbane, terceira maior cidade do país, espere mais alguns dias antes de voltar para suas casas, tomadas pelas enchentes que atingem a região desde segunda-feira. Apenas no Estado de Queensland, onde Brisbane está localizada, as inundações deixaram 15 mortos.

"Queensland está se recuperando do pior desastre natural de sua história e, possivelmente, da história do país", afirmou a chefe de governo de Queensland, Anna Bligh, visivelmente emocionada. "Três quartos do nosso Estado foi devastado pelas enchentes e agora temos pela frente uma tarefa de reconstrução com proporções de pós-guerra."

Nesta quinta-feira, o nível do rio Brisbane ficou um metro abaixo dos 5,5 metros previstos pela autoridades. Apesar disso, o estado de alerta está mantido para todas as regiões da Austrália, menos para Camberra.

Anna Bligh afirmou que muitos australianos não terão como salvar suas residências. 

"Alguns moradores poderão retornar a suas casas em dois dias, outros terão que esperar meses", disse a chefe de governo de Queensland. "Os mais desafortunados, infelizmente, jamais poderão voltar."

Mais de 14 mil casas e estabelecimentos comerciais de Brisbane estão totalmente submersos, enquanto quase 20 mil estão parcialmente inundados. Além disso, 100 mil imóveis estão sem energia elétrica. Pelo menos 70 cidades ou povoados no qual vivem 2,5 milhões de pessoas estão isolados.

Ao sul de Queensland, as enchentes já deixaram isoladas 4.500 pessoas no Estado de Nova Gales do Sul, e a previsão é que cheguem a Victoria. Especialistas acreditam que o impacto das chuvas na economia australiana será superior ao causado pelo furacão Katrina nos Estados Unidos em 2005.

Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: austráliachuvasinundaçõesmortesenchentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG