corpo da 2ª Guerra - Mundo - iG" /

Austrália investiga descoberta de corpo da 2ª Guerra

O departamento de Defesa da Austrália enviará uma expedição a Papua Nova Guiné para investigar alegações sobre a descoberta de um corpo que pode ter sido de um soldado da Segunda Guerra Mundial.

BBC Brasil |

A descoberta foi feita no dia 28 de agosto, durante uma expedição de trekking em Kokoda, no leste do país no Oceano Pacífico, em uma área que foi palco de uma importante batalha entre japoneses e australianos durante a guerra.

Um dos membros do grupo, formado por ex-policiais, executivos e fotógrafos, foi o primeiro a observar o que parecia ser um cadáver.

Ele parou para tirar uma foto do topo das árvores e observou algo pendurado de uma delas e depois de ficar olhando um pouco, viu que aparentava ser um corpo coberto de musgo.

Em entrevista à BBC, David Colins, líder do grupo, o que parecia ser um corpo "estava muito alto, a uns 12 ou 15 metros do chão...quando o vento batia e começava a balançar dava para ver a forma do corpo".

Segundo Collins, a hipótese mais provável é de que o corpo seja de um piloto que estava usando um pára-quedas no momento da morte, já que é possível identificar uma espécie de armação de alumínio presa à árvore.

Um dos integrantes da expedição afirma ter identificado um par de óculos de aviação, também coberto de musgo, pendurado no pescoço do cadáver.

Trilha

A trilha de Kokoda - considerada um dos terrenos de trekking mais difíceis do mundo - liga a costa sul ao norte de Papua Nova Guiné.

Durante a Segunda Guerra, a região era parte do território governado pela Austrália. A área é coberta com armas, granadas e morteiros enferrujados - lembranças das batalhas que aconteceram no local entre 1942 e 1943.

Centenas de australianos perderam suas vidas na região ao lutar contra as tropas japonesas que estavam invadindo a área possivelmente para usar a capital, Port Moresby, como base para lançar ofensivas contra território australiano. O número de soldados japoneses mortos durante os combates foi ainda maior.

Caso a equipe enviada pela Austrália confirme que se trata do corpo de um soldado, restará solucionar o mistério de sua identidade e nacionalidade.

Ele pode ser japonês, australiano ou americano, já que os Estados Unidos também tinham tropas na região durante a Guerra e realizavam operações aéreas no local.

Leia mais sobre 2ª Guerra Mundial

    Leia tudo sobre: 2ª guerra mundial

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG