Austrália dá sinal verde para produção de nova vacina contra gripe aviária

Sydney (Austrália), 17 jun (EFE).- O Governo australiano aprovou hoje a produção de uma nova vacina contra a gripe aviária que oferecerá um maior grau de proteção em caso de o vírus sofrer uma mutação que facilite seu contágio aos seres humanos.

EFE |

A Panvax, elaborada pelos laboratórios CSL, será distribuída em massa se houver uma pandemia, disse em comunicado a ministra da Saúde australiana, Nicole Roxon.

Os pesquisadores da Panvax usaram para seus testes amostras do vírus recolhidas no Vietnã que demonstraram ser eficazes também na Indonésia, a nação mais afetada do planeta e onde mais de 100 pessoas morreram pela gripe aviária.

No começo do ano a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) advertiu que o recente reaparecimento da doença em vários países como Tailândia e Vietnã prova que a mesma continua sendo uma ameaça em escala global.

Desde que apareceu pela primeira vez, em meados de 2003, o vírus infectou quase 400 pessoas, das quais aproximadamente 240 vieram a falecer, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os analistas sanitários temem que a cepa H5N1 da gripe aviária, a mais mortal das que se tem conhecimento, possa sofrer uma mutação e transformar-se em uma variedade que seja transmitida com maior facilidade aos seres humanos. EFE mg/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG