Austrália cria reserva natural que será administrada por aborígines

Sydney (Austrália), 24 set (EFE).- O Governo da Austrália anunciou hoje a criação de da enorme reserva natural Áreas Protegidas pelos Indígenas do Território do Norte, que compreende dois milhões de hectares na região setentrional do país e que administrarão os aborígines.

EFE |

As autoridades dividiram a superfície na área de Warrdeeken, com 1,4 milhões de hectares de terreno e criada hoje, e o de Djelk, com 670 mil hectares e que será estabelecida amanhã.

Os aborígines administrarão Warrdeeken, onde se encontra arte rupestre com pelo menos 50 mil anos de antiguidade e plantas e animais em perigo de extinção.

"Protegerão a biodiversidade da Austrália e possibilitará o emprego e formação dos aborígines, enquanto fazem o que amam fazer em suas próprias terras", disse o titular australiano do Meio Ambiente, Peter Garrett.

O ministro explicou que mais de 100 grupos aborígines trabalharam juntos durante mais de uma década para conseguir o estabelecimento dessas zonas protegidas.

Os aborígines também terão direito a caçar animais selvagens, como búfalos, para conservar flora e fauna nativa. EFE mg/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG