Austrália aprova uso público de sua nova vacina contra gripe

Sydney (Austrália), 18 set (EFE).- Austrália aprovou hoje o uso para a população de sua nova vacina contra a nova gripe, que começará a ser distribuída no país antes de fim de mês, anunciou a ministra australiana de Saúde, Nicola Roxon.

EFE |

A Administração de Bens Terapêuticos aprovou a vacina desenvolvida pela empresa farmacêutica australiana CSL, que se poderá fornecer a toda a população adulta, embora se espere mais dados antes de empregá-la em menores de dez anos.

A gripe até agora infectou mais 30 mil pessoas e causou 172 vítimas mortais no país, disse a ministra à imprensa.

O Governo comprou 21 milhões de doses do remédio, 4 milhões das quais se encontram já nos armazéns da CSL e as entregas se iniciarão na próxima semana.

"Os grupos prioritários para a vacina serão os trabalhadores de primeira linha no setor sanitário e de assistência social que têm contato direto com pacientes", acrescentou a ministra.

Em seguidas serão vacinadas as pessoas que tenham asma, doenças respiratórias, câncer, diabetes, AIDS ou problemas nos rins, além dos aborígines e mulheres grávidas, disse Roxon.

A firma CSL se tornou no mês passado na primeira farmacêutica em desenvolver uma vacina eficaz contra o vírus, similar ao existente para a gripe ordinária, mas à qual se acrescentou um remédio adicional.

Austrália, o país mais afetado pela doença na região da Ásia-Pacífico, se comprometeu também a enviar 2,1 milhões de doses da vacina a seus moradores da região, às ilhas do Pacífico Sul e ao Timor-Leste. EFE mg/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG