Aumenta oposição de israelenses ao congelamento dos assentamentos (pesquisa)

Un número cada vez mayor de israelenses se declara contrário ao congelamento da colonização na Cisjordânia, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela rede de televisão 10.

AFP |

Os entrevistadores perguntaram a cada participante se é "favorável ao congelamento da colonização", e o resultado revelou que 46% deles respondeu negativamente, enquanto 31% afirmou apoiar a medida; 23% declararam não ter opinião sobre o assunto.

Em setembro, uma pesquisa mostrou resultados inversos, com 44,7% dos israelenses favoráveis ao congelamento contra 38% opostos.

Para o comentarista político da rede 10, Aviv Drucker, esta evolução se deve à impressão passada pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, de que decretar um congelamento das construções na Cisjordânia por 10 meses equivale a "ceder às pressões" do presidente americano, Barack Obama.

Os israelenses também consideram que nada foi oferecido em troca da suspensão das construções pela Autoridade Palestina do presidente Mahmud Abbas, que se recusa a retomar as negociações enquanto a colonização judaica na Cisjordânia não for completamente interrompida, acrescentou Drucker.

A pesquisa foi realizada com 500 pessoas representativas da população israelense, com uma margem de erro de 4,5%.

jlr/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG