Áudio atribuído a Bin Laden diz que Obama é incapaz de acabar com guerras

Uma mensagem gravada em áudio e atribuída ao líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden, foi divulgada em um site islâmico na internet, no domingo, dois dias depois de os Estados Unidos terem marcado o oitavo ano dos ataques do 11 de Setembro. Na página, a gravação, intitulada Uma declaração ao povo americano, vem acompanhada de uma foto de Bin Laden.

BBC Brasil |

Na mensagem de cerca de dez minutos de duração, uma voz diz ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que ele é "incapaz" de acabar com as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Reuters

Osama Bin Laden

A voz ainda fala das motivações para os ataques de 11 de setembro de 2001, citando que entre elas está o apoio dos Estados Unidos a Israel.

'Guerra de atrito'

"Chegou a hora de vocês se libertarem do medo e do terrorismo ideológico dos neo-conservadores e do lobby israelense", diz a mensagem. "O motivo da nossa disputa com vocês é o seu apoio a seu aliado Israel, que ocupa nossas terras na Palestina."

A voz que é atribuída a Bin Laden também fala de como deve terminar o conflito entre os Estados Unidos e a rede Al-Qaeda.

"Se vocês acabarem com a guerra, então tudo bem. Caso contrário, não teremos outra escolha senão continuar nossa guerra de atrito em todas as frentes... Se vocês escolherem a segurança e o fim das guerras, conforme as pesquisas de opinião mostram, estaremos prontos a responder a isso", afirma.

Especialistas acreditam que Bin Laden esteja escondido nas montanhas da fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Em sua última mensagem divulgada em público, em junho, o líder da Al-Qaeda disse que Obama havia "plantado as sementes da vingança e do ódio aos Estados Unidos" no mundo muçulmano.

Leia mais sobre: Osama bin Laden

    Leia tudo sobre: osama bin laden

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG