Audiências de confirmação de Sotomayor no Supremo dos EUA começam em julho

Washington, 9 jun (EFE).- O presidente da Comissão Judicial do Senado dos Estados Unidos, Patrick Leahy, anunciou hoje que as audiências de confirmação da juíza Sonia Sotomayor para um cargo vitalício na Suprema Corte começarão em 13 de julho.

EFE |

O anúncio foi feito em um momento em que Sotomayor continua a rodada de visitas privadas, iniciada na semana passada, com os líderes democratas e republicanos do Senado que decidirão seu futuro no cargo para o qual foi indicada pelo presidente Barack Obama em 26 de maio.

Em declarações no plenário do Senado, Leahy disse que o calendário para as audiências de confirmação da juíza nova-iorquina é fruto do "acordo bipartidário" alcançado entre democratas e republicanos para a confirmação do presidente do Supremo, John Roberts, em 2005.

O presidente da comissão do Senado previu que a confirmação de Sotomayor deve ocorrer no máximo em 6 de agosto, antes de o Congresso iniciar o recesso legislativo de um mês.

Se for confirmada, Sotomayor se transformará na primeira latina na Suprema Corte e na terceira mulher a fazer parte da máxima corte dos Estados Unidos em mais de 200 anos de história.

Os republicanos e grupos conservadores afins querem mais tempo para investigar a trajetória judicial da juíza. Alguns expressaram temor de que ela, que expressou seu orgulho latino em diversas ocasiões, na realidade oculte sentimentos "racistas" em direção à raça branca. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG