Atlantis viaja rumo ao Hubble, enquanto inspeções são feitas na nave

O ônibus espacial norte-americano Atlantis prosseguia neste terça-feira em sua viagem em direção ao telescópio Hubble, enquanto os sete astronautas a bordo examinavam sua estrutura externa em busca de eventuais impactos de detritos que possam comprometer seu retorno à Terra.

AFP |

Os especialistas da Nasa detectaram por meio de câmeras quatro pequenos fragmentos em torno do ônibus espacial durante sua ascensão na segunda-feira.

Mas uma rápida inspeção da nave, também feita com câmeras, realizada pelos astronautas não revelou sinais claros de danos.

Nesta terça-feira os cientistas da agência espacial realizarão uma inspeção mais detalhada do ônibus espacial e estudarão melhor as imagens disponíveis.

O Atlantis foi lançado na segunda-feira do Centro Espacial Kennedy, próximo a Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), para uma última missão de reparação e modernização do primeiro telescópio espacial, que revolucionou a astronomia.

A missão Hubble é mais arriscada do que um vôo para a ISS devido ao perigo de um meteorito se chocar contra a aeronave, já que a nave estará mais distante da Terra.

O Atlantis deve alcançar seu objetivo na quarta-feira, e deve iniciar as manobras de aproximação e captura do telescópio, de 12,5 toneladas, às 11H41 GMT. O Hubble deve ser capturado às 16H54 GMT, quando será colocado no depósito do ônibus espacial, onde os trabalhos serão realizados.

str/sg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG