Atlantis aterriza na Califórnia após cumprir missão Hubble

O ônibus espacial Atlantis aterrizou sem problemas neste domingo na Base Edwards da Força Aérea (Califórnia, oeste), após uma bem-sucedida missão para reparar o telescópio espacial Hubble.

AFP |

Depois de uma viagem de 12 dias, 21 horas e 37 minutos, a nave com seus sete astronautas aterrizou na base aérea situada 160 km a nordeste de Los Angeles.

Anteriormente, a Nasa havia desistido de proceder a aterrissagem da nave na base de lançamento de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste), onde o tempo permanecia ameaçador, apesar do retorno do sol após uma semana de dias nublados e chuvosos.

Por essa razão, as aterrissagens previstas para sexta-feira e sábado em Cabo Cañaveral haviam sido canceladas, obrigando a tripulação a realizar um total de 197 voltas ao redor da Terra.

O ônibus espacial conseguiria permanecer no espaço no máximo até segunda-feira.

A missão Atlantis, iniciada em 11 de maio, cumpriu com êxito a tarefa de manutenção do telescópio Hubble, que, após 19 anos no espaço, revolucionou o conhecimento acerca das origens do Universo graças à observação das galáxias mais remotas.

bar/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG