Ativistas que burlaram segurança de Pequim voltam para casa

Pequim, 7 ago (EFE).- Os quatro ativistas que abriram ontem um enorme cartaz em favor da independência do Tibete, burlando os dispositivos de segurança dos Jogos Olímpicos de Pequim, embarcam hoje rumo a seus países, Estados Unidos e Reino Unido, após terem sido expulsos da China pelas autoridades do país asiático.

EFE |

"Promovemos essa ação pacífica para chamar a atenção para a mortal repressão da China no Tibete e sua tentativa de utilizar os Jogos Olímpicos para encobrir abusos cometidos contra direitos humanos lá", disse o americano Phill Bartell, em nota divulgada pelo grupo Estudantes por um Tibete Livre (SFT, em inglês).

Promovida pelo SFT, o protesto ocorreu nas primeiras horas de ontem, quando, a dois dias da cerimônia de abertura dos Jogos, dois dos ativistas escalaram um poste a poucos metros do Estádio Nacional e abriram um cartaz com as inscrições em inglês e em chinês para "Tibete será livre" e "Tibete livre".

Bartell, que foi um dos improvisados escaladores, ressaltou que "enquanto o povo consciente apoiar ativamente os tibetanos em sua luta pela liberdade e por direitos humanos, a pressão sobre a China para que o problema seja resolvido continuará crescendo".

"Os tibetanos arriscaram tudo para exigir liberdade e respeito a seus direitos e foram brutalmente reprimidos pelas autoridades chinesas", acrescentou, por sua vez, Iain Thom, procedente da cidade escocesa de Edimburgo.

Em março último, a região do Tibete viveu suas piores revoltas em duas décadas, quando centenas de tibetanos, liderados por monges budistas, saíram às ruas para protestar contra o domínio chinês, em protestos que foram reprimidos de forma violenta.

Segundo Pequim, os manifestantes tibetanos mataram cerca de 20 civis inocentes e um policial, enquanto o Governo tibetano no exílio assegurou que pelo menos 200 pessoas morreram na repressão dos protestos por parte das forças da ordem chinesas. EFE cg/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG