perplexidade , diz comando militar russo - Mundo - iG" /

Atividade da Otan no Mar Negro gera perplexidade , diz comando militar russo

Moscou, 26 ago (EFE).- O chefe adjunto do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, general Anatoli Nogovitsin, afirmou hoje que causa perplexidade a crescente atividade das forças navais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Mar Negro.

EFE |

"Causa perplexidade a inusitada atividade das forças navais da Otan, que aumentam seu agrupamento na águas do Mar Negro", disse o chefe militar russo, em entrevista coletiva.

Segundo Nogovitsin, se ao meio-dia de ontem no Mar Negro havia nove navios da Otan, à tarde cruzou o Bósforo outra fragata dos Estados Unidos.

"Mais até, sabemos que em breve se espera a chegada (ao Mar Negro) de mais oito navios da Otan", disse.

O chefe adjunto do Estado-Maior russo afirmou que estão no Mar Negro três navios dos Estados Unidos, um da Espanha, Alemanha e Polônia, assim como quatro da Turquia.

Afirmou que a Rússia não tem planos de colocar fim à cooperação com a Aliança Atlântica, mas recalcou que o país está preparado para qualquer que seja o desenvolvimento dos eventos.

"Nosso comandante supremo (o presidente russo, Dmitri Medvedev) não declarou que colocamos fim (à cooperação), ele simplesmente deu a entender que isso pode ocorrer", disse Nogovitsin.

Medvedev afirmou ontem que "nada terrível" ocorrerá ao país se a Otan decidir romper suas relações com Moscou.

"Se eles (os países da Aliança) decidirem romper totalmente as relações, não ocorrerá nada terrível para a Rússia", disse o chefe do Kremlin, em reunião com seu embaixador na Otan, Dmitri Rogozin.

EFE bsi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG