Atirador de shopping holandês tinha porte de armas, diz polícia

Jovem de 24 anos abriu fogo na cidade de Alphen aan den Rijn e matou seis antes de cometer suicídio

iG São Paulo |

AFP
Pessoas deixam flores em homenagem a mortos em centro comercial de Alphen aan den Rijn, na Holanda

O homem que abriu fogo em um shopping na cidade holandesa de Alphen aan den Rijn tinha 24 anos, fazia parte de um clube de tiro e tinha porte de arma, informou a polícia neste domingo. Identificado como Tritan van der Vlis, o jovem invadir o shopping no sábado e matou seis pessoas antes de se suicidar.

Segundo a polícia, o jovem possuía legalmente cinco armas de fogo, três das quais levava consigo no momento da tragédia. Não está claro se elas foram usadas no ataque. Testemunhas disseram que ele atirou com uma arma automática ou uma metralhadora, que não poderiam ter sido obtidos legalmente.

O site da rádio pública holandesa afirmou que Van der Vlis foi interrogado pela polícia em 2003 por violar a lei holandesa de armas, mas mesmo assim conseguiu permissão para portar armamentos.

Em entrevista coletiva realizada no sábado, a promotora Kitty Nooy afirmou que o jovem deixou uma carta de despedida para mãe, com quem vivia em um apartamento da cidade. Kitty, porém, não deu detalhes sobre o conteúdo da carta.

A polícia também afirmou que o atirador deixou em seu carro uma carta na qual dizia ter colocado explosivos em outros três shoppings da Holanda. Autoridades fizeram inspeções e descartou que a informação seja verdadeira.

A tragédia gerou grande comoção na Holanda, onde mais de quatro mil pessoas deixaram condolências às vítimas em um site criado especialmente para isso (www.condoleance.nl), e reabriu o debate sobre a legislação do porte de armas de fogo.

No sábado, a polícia de Roterdã deteve um adolescente de 17 anos em Hoogvliet por afirmar na rede social Twitter que o massacre de sábado "seria repetido".

Com EFE

    Leia tudo sobre: holandaatiradorshoppingataque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG