Atentados suicidas deixam ao menos 9 mortos no Afeganistão

(atualiza número de mortos e feridos num dos ataques). Cabul, 22 jun (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram e 34 ficaram feridas em três atentados suicidas registrados no Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

Na cidade de Kandahar (sul), capital da província de mesmo nome, um suicida jogou o veículo em que estava contra um comboio do Exército afegão, matando três soldados.

De acordo com o porta-voz do Ministério do Interior, Zemarai Bashary, cinco militares e três civis ficaram feridos no ataque. No entanto, os talibãs, que assumiram o atentado, disseram que mais de dez soldados perderam a vida na explosão.

Já em Khost, no leste do Afeganistão, um duplo atentado suicida matou seis civis e feriu outros 26, segundo um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), comandada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A nota diz que uma bomba explodiu numa movimentada região da cidade e que, pouco depois, um suicida que estava numa motocicleta detonou um explosivo no mesmo local.

Antes, o chefe de Polícia da província, Qayom Baqizoi, tinha dito à Efe que as explosões registradas eram resultado de um duplo ataque suicida.

O porta-voz do Ministério da Defesa, Zahir Ahimi, também informou que uma explosão num armazém do Exército afegão na província de Nangarhar (leste) tirou a vida de dois soldados e deixou 20 civis feridos.

As regiões leste e sul do Afeganistão que fazem fronteiriça com o Paquistão são os principais redutos da insurgência talibã, responsável por vários ataques contra as tropas estrangeiras e afegãs que combatem o terrorismo. EFE nh/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG