Atentados mais violentos no Paquistão desde 2007

Pelo menos 50 pessoas morreram em um atentado suicida nesta sexta-feira no noroeste do Paquistão, onde uma espiral de violência deixou um grande número de mortos nos últimos anos.

AFP |

Estes são os atentados mais graves desde 2007:

2007

- 15 de julho: dois atentados suicidas matam 47 pessoas no noroeste do Paquistão, 26 delas em um centro de recrutamento de policiais.

- 19 de julho: três atentados suicidas deixam mais de 50 mortos no noroeste.

- 18 de outubro: atentados a bomba contra a ex-primeira ministra Benazir Bhutto em seu retorno ao país depois de oito anos no exílio deixam pelo menos 139 mortos em Karachi, mas a política escapa ilesa.

- 21 de dezembro: pelo menos 50 mortos em um atentado suicida em uma mesquita do noroeste do país.

- 27 de dezembro: assassinato da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto em um atentado suicida praticado por um terrorista suicida, que deixou dezenas de mortos e vários feridos.

2008

- 16 de fevereiro: 37 mortos em um atentado suicida com carro-bomba em um evento eleitoral da oposição em Parachinar (noroeste).

- 29 de fevereiro: um terrorista suicida mata 44 pessoas que assistiam a um funeral em Swat.

- 2 de março: um camicase aciona uma bomba no tradicional encontro de chefes tribais no distrito de Darra Adam Khel, matando 43 pessoas.

- 10 de março: 26 mortos em um duplo atentado suicida em Lahore (leste).

- 6 de julho: 15 mortos em um atentado suicida contra a Polícia em Islamabad.

- 21 de agosto: pelo menos 57 mortos em um duplo atentado suicida contra a principal fábrica de armamentos do Paquistão, próximo de Islamabad.

- 6 de setembro: um atentado suicida mata 33 pessoas junto a um posto de controle policial e militar próximo a Peshawar.

- 20 de setembro: um caminhão-bomba explode em frente ao hotel Marriott, um dos maiores de Islamabad, matando pelo menos 60 pessoas.

- 10 de outubro: um terrorista suicida detona os explosivos que levava consigo em um encontro de líderes tribais antitalibãs no distrito de Orakzai, matando pelo menos 40 pessoas.

- 5 de dezembro: pelo menos 27 mortos em dois atentados a bomba em mercados no noroeste de Paquistão.

- 28 de dezembro: pelo menos 41 mortos em um atentado contra um posto policial em Buner (noroeste).

2009

- 5 de fevereiro: 35 mortos quando um terrorista suicida acionou a carga explosiva na porta de uma mesquita xiita na cidade de Dera Ghazi Khan (centro do Paquistão).

- 20 de fevereiro: pelo menos 30 mortos em um atentado suicida durante o funeral de um líder xiita assassinado no noroeste do Paquistão.

- 27 de março: pelo menos 50 mortos em um atentado suicida durante a hora da oração em uma mesquita de Khamrud, cidade da zona tribal de Khyber, na fronteira com o Afeganistão.

bur/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG