Atentados deixam dezenas de mortos no nordeste da Índia

Nova Délhi, 30 out (EFE).- Dezenas de pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas em uma série de potentes explosões registradas hoje em várias cidades do estado de Assam, no conflituoso nordeste da Índia.

EFE |

"Segundo relatórios preliminares, pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas - mais de 30 delas em estado crítico - em 12 explosões", disse uma fonte policial que pediu o anonimato citada pela agência "Ians".

Outra fonte policial citada pela agência "PTI" cifrou em 12 o número de mortos e em 50 o de feridos, enquanto fontes da inteligência citadas pela emissora "NDTV" informaram que 26 pessoas perderam a vida nos ataques.

Cinco dos artefatos explodiram em zonas comerciais e sedes oficiais de Guwahati, a cidade mais importante do estado, enquanto outras seis bombas explodiram nas localidades de Barpeta e Kokrajhar, e uma outra mais em Bongaigaon, no oeste da região.

Uma fonte da Polícia de Kokrajhar disse à Agência Efe que a região da explosão estava muito movimentada porque muitas pessoas faziam compras por causa do festival de Chat, que acontece na próxima semana.

Esta última fonte precisou que os feridos foram imediatamente transferidos a hospitais próximos.

O Ministro do Interior indiano, Shivraj Patil, já condenou o atentado e pediu um relatório detalhado do incidente às autoridades de Assam, enquanto o chefe do Governo, Manmohan Singh, pediu unidade na luta contra o terrorismo.

Operam em Assam e outros estados do nordeste da Índia cerca de 20 grupos armados separatistas. EFE mb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG