Atentados deixam ao menos 10 mortos no Paquistão

Islamabad, 12 jun (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram hoje e dezenas ficaram feridas em dois atentados suicidas contra mesquitas no leste e no noroeste do Paquistão, informaram fontes oficiais.

EFE |

Quatro pessoas morreram quando um suicida detonou a carga que transportava em um escritório da mesquita Jamia Naeemia na cidade oriental de Lahore, segundo as fontes citadas pelo canal privado "Dawn".

Entre as vítimas fatais, está o clérigo da mesquita Sarfraz Naeemi, que tinha condenado as atividades da insurgência e se mostrou favorável à ofensiva militar em grande escala que o Exército desenvolve contra os talibãs no distrito de Swat, indicou o canal "Express TV".

O responsável do distrito de Lahore Sajjad Bhutta disse que o clérigo era o alvo do ataque.

Em consequência da explosão, que foi registrada ao final das orações da sexta-feira, dez pessoas ficaram feridas e várias paredes e parte do teto do templo desabaram.

As autoridades declararam estado de emergência nos hospitais da cidade.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, e o presidente do país, Asif Ali Zardari, condenaram o ataque.

Na cidade de Nowshera, pertencente à Província da Fronteira Noroeste, seis pessoas morreram e 90 ficaram feridas em outro atentado suicida contra uma mesquita.

Segundo o canal privado "Geo TV", um suicida jogou o veículo com explosivos que dirigia contra os muros do templo.

De acordo com esta versão, mais de 100 pessoas se encontravam dentro da mesquita no momento da explosão.

O Exército paquistanês realiza atualmente uma operação contra os talibãs no Vale de Swat e em outros distritos vizinhos, que causou a morte de 1,4 mil fundamentalistas desde o final de abril, segundo números oficiais.

O líder dos talibãs paquistaneses, Baitullah Mehsud, e outros líderes insurgentes ameaçaram responder à ação militar com atentados em grandes cidades do país. EFE igb-mb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG