Atentado suicida deixa dezenas de mortos no Iraque

Pelo menos 50 morrem em ataque contra centro de recrutamento de policiais em Tikrit, cidade onde nasceu Saddam Hussein

iG São Paulo |

Um ataque suicida em um centro de recrutamento de policiais deixou pelo menos 50 mortos e mais de 100 feridos em Tikrit, no Iraque, nesta terça-feira.

De acordo com autoridades locais, por volta das 10h15 no horário local (5h15 de Brasília), um homem-bomba se misturou a cerca de 100 candidatos a policiais que estavam em frente a uma delegacia no centro de Tikrit, localizada 160 km ao norte de Bagdá e cidade natal de Saddam Hussein.

O autor do ataque, então, detonou os explosivos. Um policial afirmou que uma granada que não explodiu também foi encontrada próximo ao local do ataque.

As mesquitas da cidade estão pedindo que os fiéis doem sangue para os feridos.

O grupo de recrutas era o primeiro a se apresentar para tentar conseguir uma das 2 mil novas vagas de emprego como policial na província de Saçahuddin, dominada por muçulmanos sunitas. No momento do ataque, eles esperavam pelas entrevistas e exames médicos que fazem parte do processo de seleção.

Centros de recrutamento de policiais são um alvo constante dos insurgentes, que se aproveitam da pouca segurança e da confusão causada pelo grande número de candidatos, desesperados por uma vaga de trabalho em um país onde a taxa de desemprego chega a 30%.

Em agosto de 2010, um ataque similar em um centro de recrutamento em Bagdá deixou 61 mortos e 125 feridos.

Com AP

    Leia tudo sobre: iraqueataquepoliciaisguerra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG