Atentado suicida deixa 21 mortos no Paquistão

Pelo menos 21 policiais morreram nesta quinta-feira em um atentado suicida no noroeste do Paquistão, poucas horas depois de um novo disparo de mísseis americano ter matado pelo menos oito combatentes islâmicos em um reduto talibã.

AFP |

Num momento em que policiais se reuniam em seus alojamentos para quebrar o jejum do ramadã, um camicase surgiu e acionou a bomba que carregava. O incidente aconteceu em Torkham, uma cidade na fronteira do Afeganistão.

"Foi um atentado suicida, no qual morreram pelo menos 21 policiais. Outros 15 ficaram feridos", declarou à AFP Tariq Hayat, chefe da administração do distrito tribal de Khyber, onde ocorreu o ataque.

Um alto representante da administração, Rehan Gul Khattak, ressaltou à AFP que "as autoridades encontraram no local a cabeça do autor do atentado".

O atentado de Torkham foi cometido poucas horas depois de dois mísseis disparados por um avião sem piloto terem matado pelo menos oito combatentes islâmicos em outro distrito tribal do noroeste, também na fronteira com o Afeganistão, informaram fontes de segurança.

O novo ataque norte-americano tinha como alvo um complexo de alojamentos da aldeia de Kaniguram, no Waziristão do Sul, reduto do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).

O chefe do TTP, Baitullah Mehsud, morreu no dia 5 de agosto ao ser atingido por um míssil americano nesta mesma região. Terça-feira, os talibãs designaram Hakimullah Mehsud, de menos de 30 anos, como seu novo líder.

Hakimullah prometeu imediatamente vingar a morte de Baitullah e atacar "a América" e o Paquistão, aliado de Washington em sua "guerra contra o terrorismo" desde o fim de 2001.

Nos dois últimos anos, Hakimullah era muito ativo no distrito de Khyber, onde comandava os combatentes do TTP. Khyber é a principal via de acesso ao Afeganistão a partir do Paquistão, e a maioria dos comboios que abastecem as tropas americanas e da Otan mobilizadas naquele país passa por ali.

la/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG