BAGDÁ - Pelo menos 30 pessoas morreram e 70 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado com carro-bomba em um mercado na região de Nasiriya, sul do Iraque.

"A rede de informantes de Nasiriya informou pelo menos 30 corpos e 70 feridos", informa o governo da província em seu site. O atentado aconteceu em um mercado da cidade de Batha, 40 km ao oeste de Nasiriya.

Em Bagdá, fontes dos ministérios da Defesa e do Interior anunciaram pelo menos 28 mortes no atentado, o mais grave no Iraque em semanas.

Várias testemunhas viram a uma pessoa estacionar o veículo antes que ele explodisse, segundo as fontes. As forças de segurança isolaram a região para permitir os trabalhos de resgate e o transporte dos feridos ao Hospital Central de Nassiriya.

Nasiriya, a 350 km ao sul de Bagdá, é a capital de Zi Qar, uma província majoritariamente xiita do sul do Iraque, normalmente tranquila.

O atentado acontece a três semanas da retirada das tropas de combate americanas das cidades e povoados do Iraque. A partir de 30 de junho, os americanos não poderão atuar nestas localidades, exceto com um pedido das tropas iraquianas.

* Com AFP e EFE

Leia mais sobre: Iraque

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.