Atentado mata 3 em base da Otan em Kandahar

Cabul, 6 jul (EFE).- Pelo menos três pessoas morreram hoje e 11 ficaram feridas em um ataque suicida em uma base da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) situada no aeroporto da cidade afegã de Kandahar, informou hoje uma fonte oficial.

EFE |

Um terrorista suicida detonou a carga explosiva instalada dentro de seu veículo na entrada da base, disse o general Sher Muhamad, comandante de um corpo do Exército em Kandahar, à agência de notícias "AIP".

Segundo o general, o veículo chegou à cidade de Kandahar de Spin Boldak, localidade situada na fronteira com o Paquistão, e não cumpriu a ordem do pessoal de segurança da base militar para que parasse.

O general cifrou em 14 o número de feridos, mas uma fonte de segurança, citada pela "AIP", disse que dois soldados afegãos e um motorista paquistanês morreram no atentado.

A insurgência talibã, através de seu principal porta-voz, Mohammed Yousef Ahmadi, reivindicou o atentado e disse ter matado 12 soldados estrangeiros e quatro afegãos.

"O ataque foi realizado pelo talibã Abu al-Hassan, conhecido como 'Momin', com um (Toyota) Corolla na entrada do aeroporto de Kandahar contra veículos das forças estrangeiras", disse Ahmadi.

Também na província de Kandahar, sete policiais morreram em 4 de junho devido à explosão de uma bomba na passagem de seu veículo, no distrito de Registan.

As tropas estrangeiras, assim como o Exército e a Polícia afegãs, são os principais alvos dos ataques da insurgência.

Quase 4 mil soldados americanos e 650 membros das forças de segurança afegãs realizam desde 2 de junho uma grande operação na província de Helmand, outro grande reduto da insurgência.

Os talibãs têm seus principais redutos no sul afegão e nas pequenas províncias do leste, onde também atuam outros grupos armados ligados à insurgência, como a rede fundamentalista Haqqani.

EFE nh-amp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG