Atentado contra parada de ônibus mata 9 e fere 40 no Iraque

Bagdá, 15 ago (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram hoje e outras 40 ficaram feridas, em sua maioria xiitas, em um atentado contra um terminal de ônibus na cidade de Balad, 80 quilômetros ao norte de Bagdá, segundo fontes policiais e médicas informaram.

EFE |

As fontes precisaram que o atentado foi feito com um carro-bomba dirigido por um suicida Os ônibus deste terminal realizam viagens para o sul do país, de maioria xiita.

O médico do hospital de Balad Qasem Dajil, disse à Agência Efe que entre os feridos há vários em estado muito grave.

As fontes policiais asseguraram que o atentado era dirigido contra os fiéis xiitas que nestes dias se dirigem à cidade de Karbala, 110 quilômetros ao sul de Bagdá, para participar de uma festividade religiosa.

Desde 2006, esta cidade de maioria sunita é submetida a intensas medidas de segurança e todas suas entradas são controladas pelas forças de segurança.

Este é o quarto atentado dos últimos dois dias contra a comunidade xiita do Iraque.

Na tarde de ontem, pelo menos outros 27 xiitas em sua maioria mulheres, morreram e outras 75 ficaram feridas em um atentado suicida perpetrado em Iskandariya, 50 quilômetros ao sul de Bagdá, segundo fontes do Ministério do Interior iraquiano.

As fontes explicaram que uma mulher detonou o cinto de explosivos que levava junto ao corpo no interior no bairro de Hetín, onde estavam os fiéis.

Além disso, em outros dois atentados, um hoje e outro ontem, morreram dois fiéis que se dirigiam a Karbala para participar da comemoração do nascimento no século IX do 12º imame xiita, Mohammed al-Mahdien.

Nos preparativos para esta festividade, milhares de membros do Exército e da Polícia Iraquianos se desdobraram ontem nas estradas para Karbala para proteger aos fiéis de possíveis atentados. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG