Atentado atribuído à ETA atinge sede do Partido Socialista no País Basco

San Sebastián (Espanha), 20 abr (EFE).- Um atentado cometido hoje, e atribuído ao grupo terrorista ETA, atingiu uma sede do governamental Partido Socialista (PSOE) no País Basco (Espanha), com a explosão de uma bomba com três quilos de explosivos na localidade de Elgoibar.

EFE |

O atentado, cometido de madrugada, causou muitos danos materiais na Casa do Povo socialista, disse o prefeito de Elgoibar, Alfredo Etxeberria, que acrescentou que as casas vizinhas não foram muito atingidas, porque a Polícia basca conseguiu avisar a tempo os moradores.

Após receber uma ligação às 21h30 de Brasília de ontem de uma pessoa em nome da ETA avisando da colocação da bomba, os agentes pediram aos moradores por megafone que abrissem as janelas para amenizar os efeitos da onda explosiva.

Etxeberria, do Partido Nacionalista Basco (PNV), expressou seu apoio e solidariedade aos socialistas.

O porta-voz do PSOE em Elgoibar, Ovidio Campello, pediu ao Governo regional basco que vigie as sedes socialistas, ao considerar que atentados como o de hoje "não podem ocorrer".

O ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, condenou a ação terrorista e declarou que "a ETA sabe que já está derrotada", por isso só lhe resta decidir quando abandonará as armas.

O atentado de hoje é o segundo contra uma sede socialista no prazo de quatro dias, depois do cometido na quinta-feira passada contra uma Casa do Povo em Bilbao, que causou grandes danos e feriu levemente sete policiais que estavam desocupando a área. EFE nac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG