Atenas recebe conferência sobre os desafios da mudança climática

Atenas, 2 jun (EFE).- Mais de 600 especialistas de organizações ambientais debatem hoje e amanhã em Atenas a dimensão social da mudança climática e os desafios que serão assumidos pelas gerações futuras.

EFE |

A Conferência Internacional de Mudança Climática e Desafios para as Futuras Gerações foi aberta hoje pela embaixadora da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, em inglês) Mariana Vardinoyani, na presença do primeiro-ministro grego, Kostas Karamanlis.

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, Rajendra Pachauri, declarou na abertura que a região do Mar Mediterrâneo é "particularmente vulnerável aos impactos da mudança do clima e deve assumir passos efetivos para se adaptar".

O secretário-geral da Unesco, Koichiro Matsuura, disse que as mudanças climáticas afetam todos e que é preciso "assumir ações imediatas".

Já Vardinoyani advertiu que "nos aproximamos do ponto crítico em que a destruição ecológica no planeta pode não ter volta".

O encontro em Atenas discutirá o efeito da mudança climática no Mediterrâneo, o papel da juventude, a falta de conhecimento científico e a transferência de alta tecnologia para atenuar os efeitos desse problema.

Além disso, haverá debates sobre a busca de fundos para desenvolver novas tecnologias de proteção do planeta e incentivos para o uso de fontes de energia renovável.

Entre os oradores se destacam o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, atual enviado especial para a mudança climática do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o comissário de Meio Ambiente da União Europeia, Stavros Dimas. EFE afb/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG