Ataques levam Paquistão a reabrir rota até o Afeganistão

Desde o fechamento do acesso utilizado por forças da Otan, ocorreram seis ataques contra comboios da aliança militar ocidental

iG São Paulo |

AFP
De acordo com a polícia, 30 homens armados atacaram os caminhões-tanque que estavam estacionados perto de um hotel na beira da estrada
Depois do sexto ataque contra a Otan em menos de 10 dias, o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão anunciou que reabrirá a rota utilizada por forças da aliança militar ocidental até o Afeganistão.

A principal rota que liga o norte ao oeste, em Torkham, foi fechada depois de um ataque aéreo da Otan ter deixado dois soldados paquistaneses mortos.

Desde então, o Talibã tem executado ataques contra comboios da Otan que carregam suprimentos até o Afeganistão.

Sexto ataque

Neste sábado, ao menos 28 caminhões-tanque da Otan foram incendiados neste sábado por insurgentes armados no sudoeste do Paquistão, no sexto ataque deste tipo em pouco mais de uma semana.

De acordo com informações da rede de TV CNN, o ataque aconteceu na região de Mitri, 180 km a sudeste de Quetta, capital da província do Baluchistão, rica em petróleo e gás, na fronteira com Irã e Afeganistão.

Trinta homens armados atacaram os caminhões-tanque que estavam estacionados perto de um hotel na beira da estrada, abrindo fogo e ferindo dois membros da polícia local", relatou um oficial da polícia de Mitri, Abdul Mateen. Os caminhões, que estavam a caminho do Afeganistão, haviam parado no local para passar a noite.

*Com BBC e AFP

    Leia tudo sobre: otanpaquistãocomboiotalibãinsurgentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG