caos nos hospitais de Gaza, segundo CICV - Mundo - iG" /

Ataques israelenses provocam caos nos hospitais de Gaza, segundo CICV

O caos tomou conta dos hospitais da Faixa de Gaza, que têm que lidar com um fluxo constante de feridos desde o início dos ataques israelenses contra o território palestino, alertou nesta segunda-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

AFP |

"É o caos nos hospitais", afirmou o CICV, citando informações transmitidas por sua antena em Gaza. "Os médicos têm que lidar com um fluxo constante de feridos desde o dia 27 de dezembro", frisou em comunicado a organização humanitária, com sede em Genebra.

"Estamos completamente sobrecarregados diante do alto número de pessoas internadas com ferimentos muito graves. Nunca vi isso", declarou ao CICV o chefe da equipe de cirurgiões do hospital Shifa, em Gaza.

O CICV conta atualmente com oito expatriados e 65 funcionários locais em Gaza. No entanto, segundo a organização "os funcionários do CICV não puderam se deslocar na Faixa de Gaza por causa do prosseguimento dos ataques".

Uma equipe do CICV devia tentar nesta segunda-feira chegar ao hospital de Shifa. A organização humanitária também prevê enviar mais funcionários ao território, principalmente cirurgiões.

O CICV conseguiu fazer entrar em Gaza nesta segunda-feira cinco ambulâncias e três caminhões carregados com unidades de transfusão de sangue e peças de geradores elétricos para hospitais. A organização, que coopera com o Crescente Vermelho palestino, pretende fazer entrar mais equipamentos médicos no território nos próximos dias.

De um modo geral, "a situação humanitária continua preocupante", segundo o CICV. "As ruas de Gaza estão desertas. No entanto, longas filas se formam diante das padarias, e os preços dos alimentos da cesta básica estão aumentando rapidamente", relataram os funcionários da organização em Gaza.

dro/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG