inaceitáveis , diz Ki-moon - Mundo - iG" /

Ataques israelenses a escolas da ONU são inaceitáveis , diz Ki-moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira estar profundamente consternado e qualificou de totalmente inaceitáveis os ataques israelenses a três escolas patrocinadas pela ONU na Faixa de Gaza, que deixaram dezenas de mortos, renovando o apelo a um cessar-fogo.

AFP |

Em comunicado, Ban Ki-moon destaca que as localizações dessas escolas, que serviram de refúgio aos palestinos desabrigados pela ofensiva israelense, "haviam sido comunicadas às autoridades israelenses e eram conhecidas pelo Exército hebreu.

"Isso não impediu a tragédia de hoje e estou profundamente consternado. Esses ataques por forças israelenses, que põem em perigo as instalações da ONU utilizadas como abrigo, são totalmente inaceitáveis e não devem se repetir", acrescentou.

"Depois dos primeiros ataques, o governo israelense foi advertido de que suas operações estavam pondo as instalações da ONU em perigo", disse Ki-moon. "Estou profundamente consternado com o fato de que, apesar desses esforços, as tragédias de hoje continuaram".

O terceiro ataque de Israel, realizado nesta terça, matou 43 pessoas que haviam procurado abrigo em um prédio da ONU no campo de refugiados de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, informaram fontes médicas.

ga/sd/tt/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG