Ataques deixam dezenas de mortos no Iraque

Ao menos 31 morreram e 91 ficaram feridos em diferentes atentados nesta segunda-feira no país

AFP |

Ao menos 31 pessoas morreram e 91 ficaram feridas nesta segunda-feira em vários atentados realizados no Iraque, informaram as autoridades locais.

O primeiro ataque, que deixou dez mortos, sendo quatro iranianos, e 42 feridos, ocorreu às 8h45 local (3h45 de Brasília), no norte da cidade santa de Kerbala, 110 km ao sul de Bagdá.

"Um suicida guiando um carro-bomba provocou a explosão junto a um ônibus que transportava peregrinos iranianos", disse à AFP um alto oficial da polícia.

O segundo atentado aconteceu às 13h locais, quando um carro-bomba explodiu em Najaf, 150 km ao sul de Bagdá, matando seis peregrinos iranianos e dois iraquianos. Outras 16 pessoas ficaram feridas, a maioria peregrinos procedentes do Irã, disse Khaled Jashani, um vereador local.

Iranianos

A cada ano, milhões de fiéis, principalmente iranianos, viajam em peregrinação a Kerbala e a Najaf. Desde a queda do regime de Saddam Hussein em 2003, as romarias são alvos frequentes de ataques dos insurgentes sunitas.

Um terceiro carro-bomba explodiu às 19h30 locais em um bairro do oeste de Basra, a grande cidade portuária do sul, matando 10 pessoas e ferindo outras 30, segundo um oficial.

Em Khalis, ao norte de Baquba, uma bomba explodiu em uma lanchonete deixando um morto e três feridos, informou a polícia local. Em Mosul, a grande cidade do norte do país, dois policiais morreram em um ataque contra um posto de controle, revelaram as autoridades.

Desde 31 de outubro, vários atentados afetaram o Iraque. O mais violento deles, em que 53 (46 reféns e sete policiais) morreram, foi um ataque contra a catedral siríaca católica de Bagdá por um grupo ligado à Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque. Em 2 de novembro, pelo menos 62 pessoas morreram e 285 foram feridas em 11 atentados coordenados com carros-bomba em vários bairros xiitas de Bagdá.

    Leia tudo sobre: iraquebagdáatentadosperegrinos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG