Ataques a hotéis deixam pelo menos 36 mortos em Bagdá

Três grandes explosões contra hotéis deixaram nesta segunda-feira pelo menos 36 mortos na capital iraquiana, Bagdá.

iG São Paulo |

Mais de 70 ficaram feridos, e muitos estão em estado grave, o que pode aumentar o número de mortos nas próximas horas. Sinais de fumaça das explosões, lançadas por suicidas em carros-bomba, podiam ser vistos subindo por centenas de metros no céu.

AFP
Fumaça sobe a centenas de metros depois de explosão na área do Hotel Palestine

Fumaça sobe a centenas de metros em área de hotel Palestine

A primeira explosão ocorreu perto dos hotéis Sheraton e Palestine, e foi seguida por mais duas, disseram autoridades locais. Segundo a polícia, as outras duas ocorreram na entrada dos hotéis Babel e Al-Hamra.
Além de terem sofrido vários danos, todos os estabelecimentos foram isolados para facilitar o trabalho dos investigadores e das equipes de socorro. Autoridades iraquianas também realizam buscas por sobreviventes em diversas casas que ficaram destruídas com a explosão perto do Hamra, hotel popular entre jornalistas ocidentais.  
Os atentados ocorreram no mesmo dia em que o governo anunciou que o ex-ministro da Defesa de Saddam Hussein Ali Hassan al-Majid - também conhecido como Ali Químico - foi executado .
AP
Homem ferido chega a hospital de Bagdá

Homem ferido chega a hospital de Bagdá

Em declarações à rede de TV Al-Jazira, Saad al-Mutalbi, assessor do gabinete de ministros do Iraque, disse que, por causa das características dos ataques, as suspeitas recaem sobre a Al-Qaeda.

Uma série de ataques voltou a ocorrer recentemente no país, depois de um período relativamente calmo. O governo iraquiano prepara eleições gerais para março.

Segundo o correspondente da BBC em Bagdá, Jim Muir, as explosões desta segunda-feira foram coordenadas e têm a intenção de pôr fim aos recentes avanços de segurança do país.

*Com informações da BBC, EFE e AP

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: ataquebagdáiraqueterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG