Ataque suicida contra Otan mata 3 civis no Afeganistão

Cabul, 8 jan (EFE).- Pelo menos três civis morreram hoje e sete ficaram feridos em um ataque suicida dos talibãs contra tropas da Organização Tratado do Atlântico Norte (Otan) na conflituosa região de Kandahar, na sul do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte policial.

EFE |

Naimatulá Khan, chefe da Polícia do distrito de Maiwand, disse desconhecer se houve feridos entre os soldados da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês), sob comando da Otan.

Outro policial, que não quis se identificar, disse que três soldados sofreram ferimentos e foram levados de helicóptero a um hospital militar.

Um porta-voz dos talibãs, Mohamad Yousef Ahmadi, reivindicou o atentado e especificou que ele se dirigia contra soldados canadenses.

Segundo Ahmadi, 15 militares canadenses teriam morrido ataque, que ainda teria destruído dois de seus tanques.

A Isaf ainda não divulgou nenhum comunicado sobre o atentado, cometido às 16h30 locais (10h de Brasília).

O Canadá tem certa de 2.500 soldados no Afeganistão sob comando da Otan, a maioria deles na conflituosa Kandahar.

Tanto a Isaf quanto as forças da coalizão liderada pelos Estados Unidos, que atuam de forma independente uma da outra, fazem freqüentes operações no sul do Afeganistão contra os talibãs, que tem suas principais fortificações em Kandahar e na vizinha Helmand.

Segundo os últimos dados oferecidos pela ONU, mais de 4 mil pessoas morreram nos primeiros oito meses de 2008 por causa da violência, embora não hajam estimativas oficiais sobre as vítimas até o fim do ano. EFE lo-amp/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG