Ataque suicida à bomba no Afeganistão mata ao menos 10 civis

LASHKAR GAH, Afeganistão, 21 de março - Um homem bomba matou em um ataque suicida 10 civis neste domingo, ao detonar os explosivos perto de uma multidão no sul do Afeganistão, enquanto uma bomba no leste do país matou outras duas pessoas, afirmaram autoridades. A violência no Afeganistão tem aumentado, com 2009 sendo o pior ano desde que os Estados Unidos, apoiados por forças afegãs, derrubaram o Taliban em 2001. Mais de 2.400 civis foram mortos no ano passado, número 14 por cento maior que em 2008, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Reuters |

Segundo um porta-voz do governo, no primeiro incidente, o suicida dirigia um veículo de três rodas e detonou seus explosivos próximo a uma multidão que fazia um piquenique para comemorar o ano-novo afegão no distrito de Gereshy, na província de Helmand.

"O alvo era um veículo do exército afegão. Os primeiros relatos são de que 10 civis foram mortos e outros sete estão feridos", afirmou o porta-voz Daoud Ahmadi, acrescentando ainda que a bomba errou o seu alvo.

(Por Abdul Malek; Colaboraram Ismail Sameem, em Kandahar, e Jonathon Burch, em Cabul)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG