Ataque israelense mata militante na Faixa de Gaza

Alvo de ataque foi identificado como Momem Abu Daf, líder de um grupo salafista acusado de disparar foguetes contra Israel

iG São Paulo |

Um ataque aéreo realizado por Israel na Faixa de Gaza matou um militante radical palestino nesta sexta-feira, informaram autoridades médicas e do governo do país.

Leia também: Foguetes atingem Israel após ataque aéreo contra Gaza

AP
Pessoas carregam o porto do militante palestino Moumen Abu Daf, em seu funeral na cidade de Gaza

Segundo o ministro da Saúde do Hamas, um míssil atingiu o distrito de Zeitoun, em Gaza, ferindo cinco outros palestinos, sendo que um deles teve de ser encaminhado para tratamento hospitalar.

Israel anunciou que sua Força Aérea "tinha como alvo um esquadrão terrorista identificado antes lançando foguetes contra Israel a partir do norte da Faixa de Gaza".

De acordo com o jornal The New York Times, dezenas de foguetes foram disparados de Gaza na última semana. Nenhum dos ataques deixou mortos ou feridos, nem causou estragos.

As forças de segurança palestinas afirmaram que o os homens atingidos no ataque de sexta-feira eram salafistas, um termo utilizado para designar islamistas inspirados pela Al-Qaeda que desafiam o poder do Hamas em Gaza. Eles acusam o grupo de colaborar com Israel e de ser piedosos.

Militares de Israel identificaram o homem como Momem Abu Daf, chefe do Exército do Islã. Eles acusam Daf de ter envolvimento nos disparos de foguetes contra Israel e também no planejamento de um ataque contra o país a partir do Sinai, no Egito.

Segundo um comunicado do Exército israelense, Abu Daf "orquestrou e executou numerosos e variados ataques terroristas" e "estava ativamente envolvido nos preparativos de uma tentativa de ataque terrorista na fronteira de Israel com o Egito".

O ataque aéreo desta sexta foi o segundo contra islamistas salafistas nessa semana. Na terça, forças israelenses mataram outro salafista e feriram 11 em um ataque duplo ao norte de Gaza.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: israelpalestinoshamassalafistasataquefaixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG