Ataque deixa ao menos um morto e 20 feridos no Cairo

Um ataque a bomba no Cairo deixou pelo menos uma vítima fatal - uma turista francesa - e 20 feridos neste domingo, entre eles franceses, alemães e egípcios, segundo informações da polícia local. O ataque aconteceu em um café ao ar livre no bairro histórico Khan al-Kalili, uma área popular entre turistas por causa de um famoso mercado e uma importante mesquita.

BBC Brasil |

De acordo com a polícia, a bomba - provavelmente caseira - teria sido lançada da varanda de um hotel. Relatos iniciais indicavam que a bomba havia sido jogada por homens em uma motocicleta.

AP

Polícia egípcia bloqueia a passagem para a mesquita Hussein após explosão


A área tem ruas estreitas e estaria lotada de visitantes no momento do ataque, o que teria contribuído para a destruição causada pela bomba.

"A explosão foi tão forte que a terra estremeceu debaixo dos nossos pés", disse uma testemunha à televisão egípcia.

"Nós todos nos deitamos no chão. Havia sangue nas costas de uma das pessoas que fugiam da explosão. Eu até vi uma mão e braço. Pedaços de um corpo", afirmou a testemunha.

O local foi isolado para que um esquadrão antibombas desativasse um segundo artefato que não havia explodido.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento.

O bairro Khan al-Kalili já foi alvo de um atentado em 2005, quando três pessoas morreram, entre elas um turista francês e um americano, mas já havia quase três anos que não acontecia um ataque deste tipo no Egito.

O último aconteceu em abril de 2006, em Dahab, no Mar Vermelho, matando 23 pessoas.

O correspondente da BBC no Cairo Christian Fraser diz que a explosão deste domingo será motivo de grande preocupação para as autoridades egípcias.

Segundo Fraser, este é um momento delicado para o governo, que sofreu críticas e ganhou inimigos devido a suas posições durante o conflito recente entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

    Leia tudo sobre: atentadoatentadosegito

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG