Ataque de guerilha na Colômbia mata 8 policiais

BOGOTÁ (Reuters) - Oito policiais morreram nesta sexta-feira em um ataque com explosivos e armas de longo alcance de guerrilheiros esquerdistas que atingiram os soldados com tiros na cabeça, informaram autoridades. O ataque, que aconteceu no município de Fortul, no departamento de Arauca, aérea petrolífera que faz fronteira com a Venezuela, foi atribuído pela polícia às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Reuters |

A Divisão Geral da Polícia informou que uma pessoa procurou o quartel de Fortul para informar a descoberta de um cadáver na região. Um oficial e oito patrulheiros saíram de carro para averiguar o caso.

Quando o veículo passava pela via mais próxima à região houve várias explosões, seguidas de tiros disparados pelos guerrilheiros que mataram os policiais.

"As explosões e o tiroteio posterior com armas de longo alcance deixaram os oito policiais mortos e um ferido", disse uma autoridade da polícia à Reuters.

O prefeito de Fortul, Jorge Henrique Muñoz, disse que os policiais foram atingidos com tiros na cabeça quando estavam sem nenhuma possibilidade de se defender das explosões.

"Eles foram alvos de uma emboscada em uma das ruas que leva ao cemitério da cidade onde os explosivos destruíram o veículo. Eles estavam feridos e no chão quando receberam um tiro de misericórdia na cabeça", relatou a autoridade local.

A Colômbia enfrenta um conflito interno há mais de quatro décadas à medida que as Forças Armadas do Estado colombiano combatem guerilheiros esquerdistas, que ganham milhões com a produção de cocaína.

No ano passado, 467 policiais das Forças Armadas colombianas morreram em ataques promovidos por guerrilhas. Em 2008 a cifra ultrapassa os 330.

s ataques às Forças Armadas da Colômbia têm reduzido após uma ofensiva militar impulsionada pelo presidente Álvaro Uribe que obrigou rebeldes a se afastarem para as regiões montanhosas do país.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG