Ataque de avião teleguiado mata quatro no Paquistão

Uma aeronave não-tripulada dos Estados Unidos lançou mísseis em uma área da província do Waziristão do Norte, no Paquistão, matando pelo menos quatro pessoas, informaram autoridades paquistanesas. Fontes paquistanesas afirmam que uma casa foi atingida na cidade de Mir Ali, e outras nove pessoas ficaram feridas.

BBC Brasil |

Informações dão conta de que a aeronave lançou os mísseis depois de ser atingida por tiros.

As tensões entre o Paquistão e os EUA aumentaram depois que militares americanos baseados no Afeganistão começaram a fazer incursões contra militantes no Paquistão.

O Waziristão do Norte é conhecido como sendo o local de esconderijos de militantes do Talebã e da Al-Qaeda, que usam a região para entrar no Afeganistão.

Incursões

Os Estados Unidos aumentaram os ataques com aviões não-tripulados na região nas últimas semanas.

Na semana passada, o exército paquistanês afirmou estar investigando os restos de um suposto avião espião norte-americano encontrado no Waziristão do Sul, mas descartou que a aeronave tenha sido derrubada.

O governo paquistanês protestou contra os ataques aéreos dos Estados Unidos em seu território, incluindo a incursão de um comando que teria matado várias pessoas, no último dia 3 de setembro.

Tropas paquistanesas e americanas também trocaram tiros na fronteira com o Afeganistão na semana passada.

Relações turbulentas

O presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, afirmou que não irá tolerar a violação do território de seu país.

Em um comunicado divulgado na última segunda-feira, o Departamento de Estado norte-americano afirmou que "apóia a soberania, independência, unidade e integridade territorial" do Paquistão.

O comunicado foi divulgado depois de um encontro, em Washington, entre o vice-secretário de Estado dos EUA, John Negroponte e o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Shah Mehmood Qureshi.

Leia mais sobre Paquistão

    Leia tudo sobre: paquistão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG