Ataque da Marinha de Israel fere 5 civis palestinos

GAZA - Pelo menos cinco civis palestinos foram feridos hoje por disparos de navios de guerra da Marinha israelense contra uma área litorânea a oeste da Cidade de Gaza, disseram testemunhas e fontes médicas palestinas.

Redação com agências internacionais |

Moradores de Gaza disseram que várias embarcações israelenses bombardearam seguidas vezes a costa da Faixa, principalmente o campo de refugiados de Shati.

O chefe do serviço de emergências na Faixa de Gaza, Muawiya Hassanein, informou que os cinco feridos são civis e foram levados ao Hospital Shifa, na capital da região.

Um porta-voz do Exército israelense disse à Agência Efe que durante o dia navios da Força Naval fizeram vários "disparos de advertência" para impedir que embarcações palestinas de pescadores se afastassem do litoral.

Israel controla as águas de Gaza desde 1994 e após a captura do soldado israelense Gilad Shalit, em junho de 2006, os navios patrulham a um raio de oito quilômetros da costa de Gaza e impedem toda aproximação ao continente.

Cessar-fogo

Nesta quinta-feira, o negociador israelense Amos Gilad desembarcou no Cairo para discutir os termos de uma trégua negociada na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, informou uma fonte no aeroporto.

Assim como nas viagens anteriores, o general da reserva Amos Gilad, conselheiro do ministro da Defesa israelense Ehud Barak, se reunirá com o diretor do serviço de inteligência egípcio, Omar Suleiman, um homem-chave nos contatos indirectos entre Israel e o grupo radical Hamas.

De acordo com fontes ligadas às negociações, as conversações de Gilad e Suleiman estarão centradas na aplicação de medidas para combater o contrabando de armas na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza.

A ministra das Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni, advertiu nesta quinta-feira que o país se reserva o direito de atacar novamente os túneis cavados sob a 'Linha Filadélfia' que marca a fronteira.

*Com informações da EFE e AFP

Leia também

Vídeos

Opinião

    Leia tudo sobre: faixa de gaza

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG