ISLAMABAD - Um ataque americano com aviões teleguiados deixou pelo menos 13 mortos em áreas tribais no noroeste do Paquistão, informou hoje uma fonte citada pela emissora Geo TV.

O ataque aconteceu na região de Jan Khel, situada no distrito tribal do Waziristão do Norte, e seu objetivo teria sido um suposto refúgio da rede terrorista internacional Al-Qaeda, explicou a fonte.

Os aviões não tripulados lançaram vários mísseis contra o alvo citado, o que causou a morte de pelo menos 13 pessoas, acrescentou.

Um porta-voz militar do Exército paquistanês, contatado pela Agência Efe via telefone, só pôde confirmar que "tiveram notícia de que algo aconteceu, mas ainda está se tentando averiguar o que ocorreu".

O Governo paquistanês chamou para consultas no dia 29 de outubro a embaixadora dos EUA em Islamabad, Anne Patterson, a quem pediu o final imediato dos "contínuos" ataques com mísseis supostamente realizados por aviões norte-americanos não pilotados nas áreas tribais.

Nos últimos dois meses e meio aconteceram cerca de 15 operações desta natureza, a maior delas atribuídas a aparelhos americanos sem piloto.

Embora a postura oficial paquistanesa seja a de condenar os ataques, na realidade os bombardeios são consentidos pelo Paquistão ante notificação aos serviços de espionagem americanos, informou à Efe uma fonte que pediu anonimato. EFE igb/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.